O que é NFC ?
 
NFC é uma especificação que permite a comunicação sem fio (wireless) entre dois dispositivos mediante uma simples aproximação entre eles, sem que o usuário tenha que digitar senhas, clicar em botões ou realizar alguma ação semelhante ao estabelecer a conexão. Daí o nome: Near Field Communication — Comunicação de Campo Próximo ou Comunicação em Área Próxima.
 
Uma ideia que expandiu consideravelmente as possibilidades de uso da tecnologia são os chamados produtos com chip NFC que podem ser configurados para realizar diversas atividades.
 
Os Produtos NFC são formadoss, basicamente, por um pequeno chip de rádio acompanhado de uma antena simples e alguma quantidade de memória para armazenamento de dados. Normalmente, esses dispositivos funcionam no modo passivo, ou seja, não é necessário deixá-los ligados constantemente a uma fonte de energia.



Como programar o seu produto com NFC.

No seu celular Android:


Passo 1. Acesse as configurações do seu smartphone e toque em "Mais...". No menu seguinte, ative a opção NFC. Só para lembrar: no sistema Android o recurso só funciona na versão 4.0 (Ice Cream Sandwich) ou superior.

Consulte a documentação do seu smartphone sobre os aplicativos NFC disponíveis exclusivamente para ele.

Eu recomendo o uso do aplicativo NFC Tools ou Trigger para usuários mais experientes, pois os aplicativos nativos do smartphone tem algumas limitações e outras não.

Dependendo dos aplicativos que você adicionou ao seu telefone, você pode ser capaz de usar o telefone como um passe de trânsito ou como um passe de acesso, tocando a parte de trás do seu telefone contra um ponto de acesso com tecnologia NFC, sujeito aos termos aplicáveis ​​e condições do fornecedor particular.
Para usar a tecnologia NFC em seu telefone, o telefone deve estar dentro de aproximadamente 2 cm do smartphone com tecnologia NFC, acessório inteligente, com tecnologia NFC ponto de acesso, ou etiqueta inteligente que você quer trocar informações informações.

Como usar a aplicação NFC Tools


Começando de forma simples, vamos criar a instrução de “Modo de Carro”. Esta é com toda a certeza uma das opções mais usadas para quem tem um smartphone com NFC.


Pronto. Sua primeira gravação está concluida. Explore o aplicativo com outras opções e grave novamente.
 

E como este exemplo temos inúmeras funcionalidades do género. Como por exemplo, enviar uma mensagem a avisar alguém que vai começar a conduzir, enviar um tweet, a localização GPS entre muitas outras ideias.

Também há quem use estes métodos para poder chegar ao trabalho e colocar de forma rápida o seu telemóvel no silêncio ou ligar a internet Wifi.

Como usar o aplicativo Trigger


Uma outra alternativa mais avançada é o app Trigger. com ele temos a possibilidade de adicionar tarefas em sequência passar um vez executa uma açao, passar uma segunda vez executa outra ação.

Mas nesse exemplo eu vou utilizar a alternância de tarefas como exemplo para meu carro.

O cenário é o seguinte:
Em casa eu estou com o Wi-Fi Ligado, Bluetooth Desligado e Dados Desligados.

Vamos configurar o Produto para alternar essas configurações, ou seja quando eu estiver no carro e aproximar o produto do NFC do meu celular o que está desligado ligará e quando eu sair do carro passo novamente e tudo que esta ligado volta ao estado anterior. Parece complicado mas não é. Então vamos lá.

Abra o aplicativo Trigger no seu smartphone. e clique em minhas tarefas.


Clique no botão +


Selecione NFC



Aqui por enquanto não precisamos acrescentar nenhum tipo de resitrição. Passe para a próxima etapa.

 

Siga em frente e selecione as opções


Arraste para baixo e se quiser selecione...

Aqui em dados móveis em algumas versões do Android só aceitará se o celular tiver acesso a root. Caso ele não aceite essa opção uma mensagem o alertará sobre isso.
Não sendo possível utilizar essa opção. Não aconselhamos aos usuários a não desbloquear seus aparelhos para acessar a raiz. Já que o aparelho perde a garantia.

Em todas as opção que estão marcadas como ATIVAR você vai trocar por ALTERNAR. Com isso cada vez que você aproximar o NFC:

Uma vez e o que está desligado liga e vice versa.


Pronto. Agora clique em adicionar tarefa

Clique em feito.

Observação: Aqui você pode acrescentar uma segunda tarefa.

Deixe essa opção para quando estiver melhor adaptado e com mais experiência no aplicativo.