Como é feito o tratamento nas bordas do couro Calibre 12

Bordas

Publicado: 31/10/2017

Como é feito o tratamento nas bordas do couro.

Como é feito o tratamento nas bordas do couro Calibre 12

Sabemos que hoje em dia devido a corrida dos produtos industrializados as grandes e até pequenas empresas modificaram a maneira de como finalizar a borda do couro.

Algumas delas que trabalham com couro sintético "ecológico" ou até couro legitimo do tipo pelica que é fácil de costurar dobrando as bordas.

Mas esse tipo de couro serve para produtos leves como luvas e dificilmente uma carteira de couro feita com pelica resistira ao tempo.

Para acelerar o processo de fabricação desses produtos em escala industrial que não é o nosso caso. Essas empresas utilizam uma técnica para tratar a borda desses produtos utilizando um produto chamado de borda italiana.

Borda italiana é um tipo de tinta de acabamento emborrachada que veda a borda do couro deixando um acabamento liso. Isso pode até ficar bonito no início, mas com o tempo e o uso ela tende a se descolar do couro. Temos então um problema. Você compra um produto de couro para durar, mas a borda vai ficar sem acabamento quando o produto emborrachado for embora, deixando um aspecto estranho e esfarrapado no produto.

 

Agora vamos ao método artesanal Calibre12 que pode demorar horas:


1º Passo

Começamos lixando manualmente toda a borda do couro para tirar imperfeições ou marcas com uma lixa granulometria + grossa.


2º Passo

Continuamos lixando manualmente toda a borda do couro com uma lixa granulometria grossa.


3º Passo

Continuamos lixando manualmente toda a borda do couro com uma lixa granulometria média. Já dá para notar a diferença do início do processo. A borda começa a se estabilizar.


4º Passo

Continuamos lixando manualmente toda a borda do couro com uma lixa granulometria média fina. 


5º Passo

Lixa granulometria Ultrafina com água deixa o acabamento liso e suave pronto para a finalização.

6º Passo o Final

Depois de algumas horas as bordas que foram molhadas para o lixamento estão secas.

Começa então o processo de brunimento das bordas.

O processo é simples, porém precisa ter paciência para isso. Para isso precisamos apenas de um pedaço de madeira de lei de boa qualidade para friccionar nas bordas até elas ficaram lisas e vedadas.

Assim depois de algumas horas de trabalho temos um produto com uma borda vedada sem produtos químicos. Couro Natural com acabamento natural.

Aqui temos mais exemplos de uma borda de grosso calibre com quatro camadas de 4oz - 1,58mm em uma carteira que tem 1/2" polegada de espessura. 1/4" cada face.







Voltar