Links do Ocioso

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Metralhadora - Respeito urbano

Não... Não vou fazer o papel de indignado, nem vociferar contra as autoridades estabelecidas, reclamando do transporte público, filas intermináveis de banco, desrespeito ao contribuinte junto à órgãos públicos, etc.
O comentário do Metralhadora de hoje é sobre o respeito urbano. Respeito mútuo entre cidadãos desta pulsante metrópole. Ou melhor, a total ausência dele.
Acredito, s.m.j., que não seja um problema apenas de educação, de berço. Acredito que seja mais uma questão cultural - tipo "lei de Gerson" - onde o sujeito tende a pensar única e exclusivamente em suas necessidades, imediatas ou não.
É o mesmo sujeito que, ao ver a aglomeração defronte à área de embarque e desembarque do metrô, se posiciona "expertamente" na lateral e assim que as portas se abrem, se esgueiram rapidamente à frente de todos.
É o mesmo sujeito que, quando está sentado em uma cadeira reservada (tanto no metrô quanto no coletivo) e visualiza um possível adversário (um deficiente, um idoso, etc), simula com maestria um estado de sono profundo, jactando de como é esperto...
É o mesmo sujeito que conversa no Nextel com o viva-voz em volume máximo, bem ao seu lado, ou aquele MP15/16/17/18 do Paraguai que infesta o ônibus com um Funk tenebroso, com a plena convicção que está agradando!
É o mesmo sujeito que entra no elevador para ir do 1º pavimento ao Térreo, ou pressiona o botão para subir e para descer ao mesmo tempo. Em ambos os casos desfavorece o fluxo normal de passageiros deste mesmo elevador.
É o mesmo sujeito que reclama da fumaça do cigarro mas, alguns passos à frente, joga aquele papelzinho de bala no chão.
E é esse mesmo sujeito que vai votar na próxima eleição em alguma raposa felpuda, certo que cumpriu seu dever cívico. Logo adiante, consciente da asneira que fez, ira reclamar e se lamentar. Provavelmente vai proferir alguma frase do tipo:

" - Como somos desrespeitados neste País...Esses políticos só querem levar vantagem sobre a gente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails